domingo, 26 de setembro de 2010

Experiência gastronómica

Antes de mais, há que dizer: ver chefes de cozinha a trabalhar ao longo de três anos acalmou em mim o ódio pela cozinha. Sosseguei a contrariedade que sentia ao aproximar-me do fogão, sobretudo para refeições quotidianas. Passou a fase do atum com esparguete, ambos secos e rapidamente cozinhados: aqui decidi aplicar os conhecimentos que fui adquirindo. Até porque comer na rua é caro. Basta o preço de uma cerveja, de vez em quando.

Portanto, o sítio que conheço melhor até agora é o supermercado. Sei que fecha à meia-noite, o que é fabuloso (nem em Portugal). Dou comigo a folhear livros de receitas e a pedir a chefes que me mandem qualquer sugestão de vez em quando. Obviamente não tenciono fazer um bisque de crustáceos ou um macarron de chocolate.

Mas hoje tive oportunidade de provar uma delícia escocesa: haggis. Estômago de carneiro recheado com as vísceras, ligadas com farinha de aveia. Ora vejamos na versão inglesa que nos oferece a wikipedia:

Haggis is a dish containing sheep's pluck (heart, liver and lungs), minced with onion, oatmeal, suet, spices, and salt, mixed with stock, and traditionally simmered in the animal's stomach for approximately three hours.

Posso dizer que é bom, soube-me bem. Comi há umas quatro horas e estou impecável. Verei amanhã.



1 comentário:

Margarida disse...

Já apontei na agenda para quando eu for aí. nham nham nham :-)